Educação Financeira Anos Finais: Plano de Aula

Contagem de Rotina – Matemática 1º Ano – EF01MA01

Participe do Canal no Telegram do portal Apoio ao Professor

Materiais Pedagógicos gratúitos todos os dias!

Compartilhe o post nas redes sociais

No início da jornada escolar, o desenvolvimento das habilidades de contagem e resolução de problemas matemáticos simples é essencial para a formação de uma base sólida. Pensando nisso, criamos uma atividade divertida e educativa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com base na habilidade EF01MA01 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo dessa atividade é incentivar a contagem de objetos e a resolução de problemas cotidianos de forma lúdica e acessível.

A Atividade

A proposta é estimular os alunos a realizarem contagens de objetos e resolverem problemas simples relacionados à rotina. A atividade inclui questões de diferentes tipos, como alternativas, verdadeiro ou falso, dissertativas e interpretação de problemas, para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Exemplo de Questões:

  • Quantos círculos existem na imagem?

  • João tem 2 brinquedos e sua irmã Ana tem 3 brinquedos. Quantos brinquedos os dois têm juntos?

  • Se você contar de 1 até 10, qual é o último número?

Essas questões são projetadas para fortalecer as habilidades de contagem e ajudar as crianças a aplicarem a matemática em situações do seu dia a dia.

Por que essa atividade é importante?

A contagem de objetos no ambiente escolar, como lápis, livros, brinquedos, entre outros, auxilia as crianças a perceberem a matemática de maneira prática e cotidiana. A habilidade EF01MA01 foca exatamente nessa abordagem, desenvolvendo a noção de quantidade, sequências numéricas e resolução de problemas simples.

Como aplicar a atividade?

Você pode aplicar essa atividade de forma individual ou em grupo. Proponha aos alunos que resolvam as questões em sala de aula ou em casa, com o apoio de um responsável. É uma excelente maneira de consolidar os conceitos matemáticos e ajudar as crianças a desenvolverem a percepção numérica.

Conclusão

Esta atividade é uma ótima maneira de iniciar o aprendizado de matemática no 1º ano, promovendo um ensino dinâmico e fundamentado na prática. Compartilhe com outros professores e familiares para estimular o desenvolvimento das crianças de forma divertida e educativa!

Acesse o link abaixo para baixar a atividade completa:

Contagem de Rotina – Matemática 1º Ano – Habilidade EF01MA01

Veja também:

Projeto Geometria na Natureza
Anos Iniciais

Projeto Geometria na Natureza

Descubra o Projeto Geometria na Natureza, uma proposta pedagógica para os anos finais, que ensina conceitos de geometria aplicados à natureza.

Rolar para cima