O poema Esse Pequeno Mundo, escrito por Pedro Bandeira, é uma excelente maneira de introduzir os alunos do 1º ano à interpretação de textos e à geografia. O autor descreve o mundo como algo maior do que a casa, a rua e a escola, incentivando os leitores a pensarem além do que conhecem. Essa leitura oferece uma oportunidade perfeita para os alunos descreverem e compararem os lugares com os quais estão familiarizados, como a moradia e a escola, além de estimulá-los a refletir sobre o que existe além do que veem.
Essa atividade vai ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade EF01GE01 da BNCC, que consiste em descrever características observadas de seus lugares de vivência, como a casa e a escola, e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Vamos explorar como esse poema pode ser uma ferramenta poderosa para trabalhar a compreensão do espaço e incentivar a reflexão geográfica desde os primeiros anos escolares.
1. Como o Poema Esse Pequeno Mundo Ajuda a Desenvolver a Habilidade EF01GE01
A habilidade EF01GE01 visa ajudar os alunos a descreverem os lugares que conhecem e compararem as características desses lugares. Ao trabalhar com o poema Esse Pequeno Mundo, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre como o autor vê o mundo e compará-lo com os espaços ao seu redor, como a casa, a rua e a escola.
Estratégias para trabalhar a habilidade:
Leitura silenciosa e em voz alta: Comece com a leitura do poema, permitindo que os alunos leiam em silêncio e depois em voz alta, para que possam refletir sobre o conteúdo.
Discussão sobre o mundo: Pergunte aos alunos como eles veem o mundo e se o que o autor descreve se parece com o que eles conhecem.
Atividade de comparação: Ajude os alunos a compararem os lugares que conhecem, como a casa e a escola, com a descrição do autor sobre o mundo maior e além do horizonte.
Essas atividades permitem que os alunos comecem a entender o conceito de lugar e como ele se relaciona com o mundo que eles conhecem.
2. Trabalhando as Características dos Lugares Conhecidos
No poema, o autor fala sobre o mundo além da casa e da escola, o que leva os alunos a refletirem sobre os lugares que conhecem e as características desses lugares, como a moradia, a escola, a rua, e a comunidade.
Atividades para descrever lugares conhecidos:
Desenho do mundo conhecido: Peça aos alunos que desenhem os lugares que conhecem, como a casa, a escola e a rua, e depois compartilhem com a turma.
Comparação de lugares: Pergunte aos alunos como a casa, a escola e a rua são semelhantes e diferentes entre si. O que eles têm em comum? O que muda de um lugar para outro?
Descrevendo o mundo ao redor: Deixe que os alunos descrevam como se sentem nos diferentes lugares que conhecem, como a casa ou a escola. O que faz esses lugares importantes para eles?
Essas atividades ajudam os alunos a identificar as características dos lugares e a comparar as semelhanças e diferenças entre eles.
3. Explorando o Conceito de “Horizonte” e o Mundo Imaginário
O poema também menciona o horizonte, que é algo além do que o autor pode ver. Essa ideia é uma ótima oportunidade para trabalhar com os alunos o conceito de espaço e limites. Ao comparar o horizonte com o que eles conhecem, os alunos podem aprender a pensar além e a imaginar o que está além do seu mundo imediato.
Atividades para explorar o horizonte e o mundo imaginário:
Exploração do horizonte: Pergunte aos alunos o que eles imaginam que existe além do horizonte. Como o mundo deles se estende para além da casa, da escola e da rua?
Imaginando o futuro: Incentive os alunos a imaginar o que existe em um lugar distante, além do que podem ver. O que eles acham que há além do que conhecem?
Desenhando o horizonte: Deixe os alunos desenharem o horizonte e o que imaginam que está além dele.
Essas atividades ajudam a expandir a visão dos alunos, estimulando-os a pensar além dos limites físicos que conhecem.
4. Conectando a Imaginação e a Realidade
O poema faz uso de uma metáfora ao falar que o mundo é como uma bola que flutua no espaço, uma representação de como o autor vê o mundo como algo grande e distante. Isso abre a oportunidade para os alunos refletirem sobre como suas imagens mentais influenciam a percepção de seu próprio mundo.
Atividades para conectar a imaginação com a realidade:
Jogo de metáforas: Use metáforas para falar sobre o mundo, assim como o autor faz no poema. Pergunte aos alunos como eles poderiam descrever o mundo usando metáforas.
Explorando metáforas: Faça os alunos pensar em como o mundo real e o mundo imaginário podem se misturar. O que o autor quer dizer com a bola flutuando no espaço?
Essas atividades ajudam os alunos a conectar a imaginação com o mundo físico, expandindo sua compreensão do que está ao seu redor.
5. Avaliação e Reflexão
Para avaliar a compreensão do poema Esse Pequeno Mundo e da habilidade EF01GE01, use atividades interativas e criativas que incentivem os alunos a descreverem e compararem os lugares que conhecem, como a casa, escola e rua.
Atividades de avaliação:
Desenho e descrição: Solicite que os alunos desenhem os lugares que conhecem e depois escrevam ou falem sobre o que os torna especiais.
Discussão em grupo: Pergunte aos alunos sobre o que o autor descreve no poema e como isso se compara com o mundo que eles conhecem.
Reflexão sobre o mundo: Peça aos alunos para refletirem sobre o mundo deles e como ele se conecta com o que o autor descreve no poema.
Essas atividades ajudarão a avaliar a compreensão de forma divertida e interativa.
6. Atividade de Interpretação – Habilidade EF01GE01
Baixe a atividade completa de interpretação do poema Esse Pequeno Mundo, com foco na habilidade EF01GE01. A atividade ajuda a descrever e comparar os lugares que os alunos conhecem, além de refletir sobre o mundo do autor.
O poema Esse Pequeno Mundo de Pedro Bandeira é uma excelente ferramenta para trabalhar a habilidade EF01GE01 no 1º ano de Geografia. Através de atividades criativas e interativas, os alunos terão a chance de descrever e comparar os lugares que conhecem, ao mesmo tempo em que refletem sobre o mundo do autor. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão do espaço, permitindo que os alunos desenvolvam uma visão mais ampla sobre o que é o mundo ao seu redor.
Veja também: Atividades de geografia 1º ano do Ensino Fundamental
Poema Esse Pequeno Mundo: Geografia 1º ano