Sistema Solar no 5º Ano

Sistema Solar no 5º Ano: 5 Planos de Aula

Descubra 5 planos de aula detalhados sobre o Sistema Solar no 5º Ano, com atividades sobre as fases da Lua, o movimento da Terra, constelações, e a construção de dispositivos ópticos

Participe do Canal no Telegram do portal Apoio ao Professor

Materiais Pedagógicos gratúitos todos os dias!

Compartilhe o post nas redes sociais

O estudo do Sistema Solar no 5º Ano oferece uma excelente oportunidade para os alunos explorarem os conceitos fundamentais sobre o universo, o movimento da Terra, as constelações e as fases da Lua. Nesta fase do aprendizado, é importante associar os conceitos de astronomia às observações práticas e teóricas, utilizando recursos tecnológicos como aplicativos digitais e mapas celestes.

Este post apresenta 5 planos de aula completos que abordam as habilidades essenciais para a compreensão do Sistema Solar no 5º Ano. Cada aula é baseada nas habilidades da BNCC, como a identificação das constelações, o movimento diário do Sol e das estrelas, a periodicidade das fases da Lua e a construção de dispositivos ópticos para observação.

Ao final, você poderá baixar o PDF com todos os planos de aula, perfeitos para aplicar em sua escola ou sala de aula.

1. Introdução ao Sistema Solar e ao Universo

A primeira aula introduz os conceitos básicos sobre o Sistema Solar e o Universo, destacando os planetas, o Sol e a Lua. Através de recursos como mapas celestes e aplicativos digitais, os alunos começam a explorar o céu e as constelações visíveis ao longo do ano.

Atividades:

  • Exploração do Sistema Solar e identificação dos planetas.

  • Introdução às constelações e como identificá-las usando mapas celestes e aplicativos digitais.

  • Discussão sobre os movimentos e distâncias no Universo.

Habilidades BNCC:

  • EF05CI10: Identificar algumas constelações no céu com o apoio de recursos como mapas celestes e aplicativos digitais.

2. O Movimento de Rotação da Terra e o Sol

Na segunda aula, os alunos aprendem sobre o movimento de rotação da Terra e como ele causa o ciclo de dia e noite. A partir de atividades práticas, os alunos associam o movimento diário do Sol e das estrelas ao movimento de rotação da Terra.

Atividades:

  • Demonstração do movimento de rotação da Terra usando uma bola e uma lanterna.

  • Observação do céu (se possível, ao ar livre) para identificar o movimento do Sol.

  • Discussão sobre como o movimento de rotação da Terra está relacionado com o horário de amanhecer e pôr do sol.

Habilidades BNCC:

  • EF05CI11: Associar o movimento diário do Sol e das estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

3. Observação e Registro das Fases da Lua

A terceira aula foca nas fases da Lua. Com base em observações noturnas e registros diários das mudanças nas formas aparentes da Lua, os alunos aprendem sobre a periodicidade das fases.

Atividades:

  • Introdução às fases da Lua (nova, crescente, cheia e minguante).

  • Observação e registro das fases da Lua ao longo de pelo menos dois meses.

  • Discussão sobre como e por que as fases da Lua mudam ao longo do mês.

Habilidades BNCC:

  • EF05CI12: Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu.

4. Construção de Dispositivos Ópticos para Observação

Nesta aula, os alunos constroem dispositivos ópticos simples, como lunetas e periscópios, para observar objetos distantes, como as estrelas, a Lua e outros corpos celestes.

Atividades:

  • Construção de uma luneta e periscópio usando materiais simples como tubos e lentes.

  • Observação do céu com os dispositivos ópticos construídos.

  • Discussão sobre como esses dispositivos ajudam na exploração e observação do universo.

Habilidades BNCC:

  • EF05CI13: Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.) para observação ampliada de objetos.

5. Aplicações Sociais dos Dispositivos Ópticos

Na última aula, os alunos refletem sobre os usos sociais e científicos dos dispositivos ópticos. A aula foca no papel da astronomia e das observações do céu para o avanço da ciência e as descobertas sobre o Sistema Solar.

Atividades:

  • Discussão sobre como dispositivos ópticos, como lunetas e telescópios, são usados por astrônomos e cientistas.

  • Análise de vídeos e imagens de observações científicas (ex: observação de planetas e estrelas).

  • Debate sobre os impactos sociais desses dispositivos na nossa compreensão do universo.

Habilidades BNCC:

  • EF05CI13: Discutir os usos sociais desses dispositivos na ciência, saúde e outros campos.

Baixe o Plano de Aula Completo em PDF Sobre Sistema Solar no 5º ano

Agora que você conhece os detalhes das 5 aulas sobre o Sistema Solar 5º Ano, com todas as atividades e habilidades da BNCC, é só baixar o PDF com todos os planos de aula para usar em sua escola ou sala de aula.

Veja Também: Projeto Sistema Solar: Como Trabalhar o Tema na Educação Infantil

Sistema Solar no 5º Ano: 5 Planos de Aula

Veja também:

Projeto Geometria na Natureza
Anos Iniciais

Projeto Geometria na Natureza

Descubra o Projeto Geometria na Natureza, uma proposta pedagógica para os anos finais, que ensina conceitos de geometria aplicados à natureza.

Rolar para cima