Objetos como fontes de memória

Objetos como fontes de memória: Atividade de História 2º ano

Entenda como os objetos como fontes de memória podem ser usados para ensinar sobre história e memórias pessoais no 2º ano, com base na habilidade EF02HI04 da BNCC.

Participe do Canal no Telegram do portal Apoio ao Professor

Materiais Pedagógicos gratúitos todos os dias!

Compartilhe o post nas redes sociais

Os objetos como fontes de memória têm grande valor na História. Eles nos ajudam a entender o passado, as tradições e as histórias de nossas famílias, escolas e comunidades. No 2º ano de História, a Habilidade da BNCC: EF02HI04 foca em selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias, nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Essa habilidade é fundamental para as crianças começarem a entender como os objetos podem contar histórias, preservar memórias e ajudar a construir a história de nossas vidas.

Ao trabalhar com objetos que fazem parte do dia a dia dos alunos, é possível conectar o passado e o presente de uma forma divertida e educativa. O estudo dos objetos como fontes de memória permite que as crianças compreendam o valor dessas coisas simples e cotidianas, transformando-as em grandes portadoras de histórias.

Neste artigo, vamos explorar o papel dos objetos na construção de memórias e como trabalhar esse tema de forma prática e interativa com os alunos do 2º ano de História.

1. O que são objetos como fontes de memória?

Objetos como fontes de memória são coisas que possuem um significado especial e que nos ajudam a recordar eventos, pessoas ou momentos importantes. Esses objetos podem ser:

  • Fotografias: Imagens que capturam momentos importantes, como aniversários, viagens e festas.

  • Cartas e bilhetes: Escritos que podem contar histórias sobre relacionamentos e sentimentos.

  • Brinquedos e roupas antigas: Objetos do dia a dia que marcam a infância e nos lembram de como vivíamos em diferentes épocas.

  • Itens pessoais: Como diários, cadernos escolares e outros objetos que registram nossa rotina e crescimento.

Esses objetos são uma forma de preservar a memória coletiva e ajudar as crianças a compreenderem a importância de cada item que pode carregar histórias e tradições.

2. Habilidade BNCC: EF02HI04 – O que ela significa?

A Habilidade da BNCC: EF02HI04 propõe que os alunos selecionem e compreendam o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. No 2º ano, isso significa que as crianças devem começar a identificar como objetos que fazem parte do seu cotidiano, como fotos de família, brinquedos e cadernos, ajudam a contar histórias sobre seu passado e sobre os lugares onde vivem.

Através dessa habilidade, os alunos podem entender a importância de objetos e documentos como testemunhos históricos, que ajudam a resgatar experiências e memórias importantes de suas vidas.

3. Como os objetos ajudam a contar histórias e preservar memórias

Cada objeto que temos em casa, na escola ou na comunidade tem uma história para contar. Por exemplo:

  • Um brinquedo antigo pode lembrar uma criança das brincadeiras que fazia quando pequena e das pessoas com quem brincava.

  • Uma fotografia de um evento escolar, como uma festa de aniversário, pode ser uma lembrança dos amigos e professores que participaram.

  • Uma carta que foi escrita para alguém pode revelar sentimentos e expressar as relações afetivas de uma época passada.

Esses objetos são fontes de memória, pois nos ajudam a resgatar o que já vivemos e a entender um pouco mais sobre nossa história pessoal, familiar e até mesmo comunitária.

4. Trabalhando os objetos como fontes de memória na sala de aula

No 2º ano de História, podemos trabalhar com os alunos de maneira criativa e interativa, utilizando objetos como fontes de memória. Aqui estão algumas sugestões para trabalhar essa temática:

Atividade 1: O que um objeto diz sobre você?

  1. Peça que cada aluno traga um objeto de casa que tenha um significado especial para ele (pode ser uma foto, um brinquedo ou um item de roupa antigo).

  2. No dia seguinte, cada aluno deve explicar para a turma o significado do objeto e a memória que ele carrega.

  3. Encoraje as crianças a fazerem perguntas umas para as outras sobre os objetos trazidos.

Atividade 2: O mural das memórias

  1. Organize um mural na sala de aula onde os alunos possam colar fotografias, desenhos ou recortes de revistas que representem a história de sua vida até agora.

  2. Cada aluno pode colocar uma legenda explicando o que aquele item significa para ele.

  3. O mural servirá como uma fonte coletiva de memória, conectando a turma e permitindo que os alunos vejam a diversidade de histórias e experiências.

5. A importância dos objetos para a história pessoal e coletiva

Os objetos como fontes de memória não só nos ajudam a lembrar do nosso próprio passado, mas também fazem parte da história coletiva. Eles são testemunhas de diferentes momentos históricos, como o modo de vida, as tradições e as relações de uma determinada época.

Através dos objetos, podemos entender a evolução das práticas culturais, como as brincadeiras infantis, a evolução das roupas ou a maneira de registrar informações e sentimentos. Além disso, esses objetos ajudam as novas gerações a se conectarem com o passado, preservando a cultura e a memória dos povos.

6. Como ensinar sobre os objetos como fontes de memória no 2º ano

Aqui estão algumas estratégias para os professores trabalharem com os objetos como fontes de memória de forma envolvente no 2º ano de História:

  1. Histórias de objetos: Incentive os alunos a escreverem ou contarem histórias sobre um objeto que seja significativo para eles. Pode ser um brinquedo, uma roupa ou uma fotografia. O professor pode ajudar as crianças a fazerem conexões com o conceito de memória histórica.

  2. Exploração sensorial: Use diferentes objetos na sala de aula (como livros antigos, instrumentos musicais ou objetos da natureza) para explorar como eles podem ser fontes de histórias e memórias.

  3. Comparação de objetos: Apresente diferentes objetos de épocas passadas e ajude os alunos a compará-los com os objetos atuais, refletindo sobre as mudanças ao longo do tempo e como essas mudanças são parte da nossa memória coletiva.

Atividade para Baixar:

Tema: Objetos como Fontes de Memória

Objetivo: Entender o papel dos objetos em contar histórias e preservar memórias.

Instruções:

  1. Baixe a atividade clicando no link abaixo.

  2. Complete a tabela sobre os objetos de sua casa ou escola que têm um significado especial para você.

  3. Desenhe ou escreva uma história sobre um desses objetos e compartilhe com a turma.

Os objetos como fontes de memória ajudam os alunos a perceberem como as coisas simples do dia a dia podem contar histórias importantes sobre sua vida, sua família e a sociedade. Ao trabalhar essa habilidade com os alunos do 2º ano, estamos proporcionando uma maneira divertida e educativa de conectar o passado e o presente, permitindo que eles compreendam melhor a construção da história através das memórias e dos objetos que nos rodeiam.

Veja também: Atividades de História 1º ano do Ensino Fundamental

Atividades de História 2º ano do Ensino Fundamental

Atividades de História 3º ano do Ensino Fundamental

Atividades de História 4º ano do Ensino Fundamental

Atividades de História 5º ano do Ensino Fundamental

Atividades de História 6º ano do Ensino Fundamental

Atividades de História 7º ano do Ensino Fundamental

Atividades de História 8º ano do Ensino Fundamental

Atividades de História 9º ano do Ensino Fundamental

Atividade de História 2º ano

Veja também:

Projeto Geometria na Natureza
Anos Iniciais

Projeto Geometria na Natureza

Descubra o Projeto Geometria na Natureza, uma proposta pedagógica para os anos finais, que ensina conceitos de geometria aplicados à natureza.

Rolar para cima